A primavera e seus inconvenientes

Apesar da maravilha que é a primavera com o desabrochar e a expansão da natureza que brilha e voa, algumas pessoas se ressentem com a chegada da estação em virtude das alergias típicas desse período.

 

São espirros, tosse, nariz entupido, coceira no nariz, olhos e garganta, estes e outros sintomas que aparecem na primavera. Isso porque o sistema respiratório é o principal alvo do pólen que se desprende das flores durante o período de floração.

 

Por isso, é comum pessoas serem acometidas de rinite, bronquite, sinusite e asma durante a estação.

 

Os especialistas alertam para evitar entrar em contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animas, fumaça de cigarro, produtos de limpeza, e até perfumes.

 

Muitos tratamentos estão disponíveis, e até vacinas podem ser utilizadas dependendo do indivíduo e tipo de alergia.

 

Os óleos essenciais são um aliado poderoso para tratar de alergias.

 

Para ajudar no processo, primeiramente é aconselhável manter uma alimentação saudável e leve. Importante é manter a casa limpa e arejada. Um recurso para eliminar os ácaros é aliar em um difusor de aromas o óleo essencial de Tea Tree – melaleuca alternifolia.

 

Para aliviar os sintomas de alergia, o melhor óleo essencial é a hortelã pimenta – Mentha piperita, que pode ser usado em vaporização – colocar um gota em uma caneca com água quente, e inalar fechando a boca da caneca com as mãos. Vai desobstruir o nariz e dá alivio para a garganta irritada, além de acalmar a coceira.

 

Outro óleo essencial recomendado, por ter efeito anti-inflamatório, é o de eucalipto radiata – eucalyptus radiata –  desobstruindo o pulmão e o nariz, reduzindo os sintomas alérgicos.

 

Como o óleo essencial de limão siciliano (citrus x limon) é um antisséptico atmosférico, podemos usá-lo em um borrifador, aliando Hortelã Pimenta, Tea Tree e o Eucalipto Radiata.

 

Em um borrifador de 100 ml, use 50% de álcool de cereais e 50% água deionizada e 60 gotas destes óleos.

 

Use e abuse desta fórmula para manter sua casa fresca e limpa com estes aromas

 

 

Eu sou Vera Gabler, terapeuta integrativa –  uma buscadora insaciável de processos evolucionários, como Biodança, Aromaterapia e Frequências de Brilho e outros.

Acredito que as plantas são nossas irmãs mais velhas e têm o poder de melhorar nosso desenvolvimento pessoal.

Moro em Erechim-RS e ofereço sessões on-line de Frequências de Brilho. Presencialmente: Aromaterapia clínica, Barras de Access, Biomagnetismo, Florais de Saint Germain e Massagem Aromaterapêutica.

Vamtam
Vamtam

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =

Mentol X Mentona

  Quem não conhece parece ser a mesma coisa! Porém em aromaterapia não existe a mesma coisa, mentol e mentona são princípios diferentes.   A